A exportação
é uma das possibilidades de uma empresa internacionalizada.
Uma empresa pode estar internacionalizada e não estar
exportando ou importando.
A iniciativa da internacionalização deve partir da direção
geral da empresa e descer para todos os escalões, atingindo inclusive a área de
produção.
A empresa precisa começar a ampliar as suas discussões e
análises e passar a incluir temas relacionados a concorrência e tendências mundiais.
O objetivo é manter a empresa, mesmo sem ameaça estrangeira
imediata, competitiva e, atualizada das melhores práticas mundiais em todos os
níveis dentro de uma empresa (produção, gestão e vendas).
A empresa precisa criar um clima positivo e encarar a
internacionalização como condição para a sua longevidade empresarial. A
empresa internacionalizada, por exemplo, quando opta por exportar, importar, fazer
joint-ventures entre as várias possibilidades de ações com o exterior, irá encontrar
um ambiente favorável e esta ação acontecerá de maneira natural, sem traumas, pois a
estrutura interna terá maior facilidade de entender as demandas dos clientes e parceiros
do exterior
Internacionalizar não significa homogeneizar. Internacionalizar é saber o que está
acontecendo em seu segmento, e usar isto ao seu favor, mas sem perder a individualidade e
diferenciais da empresa.
Precisamos pensar globalmente e agir localmente.
A internacionalização não se restringe ao departamento comercial da empresa. É
necessário que a empresa se prepare culturalmente, financeiramente e organizacionalmente
para isto. Empresa internacionalizada trabalha com maior tranqüilidade com o tema
exportação, compras internacionais, certificações, controles etc. É uma necessidade
para quem quer vender e ser competitivo.
As empresas que não acompanham o que está acontecendo no
mundo, mesmo as pequenas empresas, tem futuro incerto e sombrio.
A concorrência que está vindo do exterior, vem normalmente de empresas que estão
acostumadas a ambientes empresariais competitivos mais hostis daqueles encontrados no
Brasil. Esta intensa competição criou empresas com grande capacidade de produção,
inovadoras e com fôlego financeiro, prontas e ávidas para abocanhar o mercado de
empresas que pararam no tempo e míopes daquilo que acontece no mundo.
A concorrência não está restrita a importação de
produtos, inclui também os outros setores da economia, tais como:
- Serviços (empresas estrangeiras com escritórios no Brasil ou exterior que vendem
consultorias, fazem programação, telemarketing, vendem serviços de saúde, etc.); e
- Comércio (grandes varejistas internacionais ligados a supermercados, farmácias,
material de construção, etc), que compram empresas locais ou abrem filiais no Brasil).
A empresa precisa facilitar o intercâmbio e o fluxo de informação com o mundo.
Toda a empresa precisa estar envolvida, desde a presidência até a telefonista da empresa
(se espera no mínimo que se comunique em outro idioma).
Empresas transnacionais, até pela estrutura, fazem grande intercâmbio de idéias,
know-how e profissionais pelo mundo. As melhores práticas são compartilhadas pelas
empresas do grupo. Esta ação lhes dá grande competitividade nos países onde atua.
A pequena empresa precisa ter em seu quadro de pessoal,
gente competente, com formação e experiências no Brasil e exterior.
A internacionalização faz bem para a empresa. A empresa que está acompanhando o que
está acontecendo no mundo e interage com ele, estará a frente da sua concorrência na
tomada de decisões e aumentará as suas chances de lucro e longevidade em todos os
mercados onde atua (interno e externo).
Algumas dicas para a empresa que quer se internacionalizar:
Última
recomendação: Tenha a certeza que várias empresas do Brasil e do mundo estão se
preparando e se tornando INTERNACIONALIZADAS e não estranhe se um cliente importante e
fiel seja vendido para uma empresa estrangeira ou passe a comprar de algum fornecedor do
outro lado do mundo.
A única certeza que temos é que o mundo está mudando. O
Brasil está mudando. E sua empresa está mudando?
Gilberto
Campião,
Consultor em Comércio Exterior
gcampiao@ig.com.br
Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br
ou www.guialog.com.br .