COMO ENCANTAR SEU FORNECEDOR

A acirrada concorrência do mercado globalizado tem empurrado as empresas à aceitação incondicional das sábias palavras dos gurus da área comercial: " – Encante seu cliente", bradam os mesmos, convictos que esta é a maneira de competir. Mas... será mesmo que esta concentração de fogos em uma única direção conseguirá tornar a empresa competitiva?
Sem sombra de dúvidas esta estratégia tem tudo para prosperar, DESDE QUE, apoiada em alguns pontos base.
Estes pontos, mesmo sem o "glamour" do atendimento ao cliente, dão sustentação para o bom desempenho da empresa.
Um dos pontos de extrema importância e, porque não dizer, aquele cuja solidez é indispensável e pode inviabilizar o negócio é o fornecedor.
O arrocho nos preços e nos prazos, a exigência de qualidade, a transferência da responsabilidade de altos estoques e a absorção das variações de mercado podem transformar o que deveria ser parceria em um "cabo de guerra" que não traz vantagem competitiva a ninguém.
No dia a adia, a massificação da máxima que "o cliente é o rei", não nos deixa esquecer do que fazer para conquistá-los e mantê-los, o que já não ocorre quando falamos de fornecedores.
Por isto, após analisarmos os pontos de atrito mais comuns, elaboramos algumas diretrizes para que a relação com seus fornecedores possa realmente ser uma das bases do seu sucesso.

Este texto foi elaborado basicamente para a cadeia produtiva, mas com as devidas adaptações pode ser utilizado em outros segmentos, onde haja relação cliente X fornecedor (internos ou externos).
O texto também não tem a pretensão de eliminar o debate sobre o assunto, mas sim ser uma fonte de reflexão sobre as parcerias que deveríamos estar vivenciando.
Enfim, procure encantar seu fornecedor, pois este é o outro lado da moeda quando se procura encantar o cliente....


Solange Juvella
solange.sbj@nutecnet.com.br

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