As 100 Melhores Dicas de Vendas

   1.  Estabeleça por escrito seus objetivos em vendas; 
2.  Você vai precisar de bons motivos: quais são seus sonhos?

3.  Conheça bem o seu produto ou serviço e empresa;
4.  Mantenha-se informado e atualizado, especialmente sobre o mercado que atua;
5.  Prepare-se antes de cada venda;
6.  Saiba sua taxa de conversão, registre os números de seu desempenho e avalie constantemente seus resultados;
7.  Invista em seu marketing pessoal;
8.  Cuide bem e verifique constantemente todos os materiais e recursos que precisará durante a venda;
9.  Organize-se: mesa, arquivos, cartões, mailings, pastas, relatórios, carro, etc;
10.  Planeje seu tempo e mantenha uma lista de prioridades diárias e uma agenda semanal;
11.  Trate seu cliente pelo nome, isso vai fazer uma grande diferença;
12.  Olhe nos olhos do seu cliente sempre;
13.  Demonstre alegria verdadeira e satisfação em atender seu cliente;
14.  Durante o discurso de vendas, preste atenção na reação do cliente;
15.  Tenha um discurso de vendas baseado na verdade. Fale sempre a verdade;
16.  Cumpra o que prometer;
17.  Estabeleça uma relação de confiança com seu cliente;
18.  Ouça com atenção o seu cliente, nunca o interrompa;
19.  Entenda verdadeiramente as necessidades do cliente;
20.  Saiba perguntar. Elabore perguntas inteligentes baseadas no seu roteiro de vendas;
21.  Ao invés de vender ao seu cliente, ajude-o a comprar;

22.  Procure falar em um ritmo agradável e similar ao seu cliente;
23.  Estabeleça acompanhamento constante, agregando valor ao cliente;
24.  Faça com que seu cliente sinta-se especial e valorizado;
25.  Ofereça e deixe claras as vantagens para seus clientes;
26.  Cada pessoa tem uma personalidade singular e características diferentes, entenda-as;
27.  Ofereça amostras grátis e ou demonstrações parciais de seu produto ou serviço;
28.  Efetive parcerias estratégicas que possibilitem prospectar e vender mais;
29.  Comece o dia com mensagens positivas e criando quadros mentais dos resultados que espera obter;
30.  Termine o dia com mensagens positivas e reveja quais os pontos que precisa melhorar;
31.  Tenha sempre programado um horário para seu lazer, especialmente com seus familiares;
32.  Mantenha sua rede de contatos ativa;
33.  Lembre-se que a maioria das vendas ocorre por fatores emocionais;
34.  Leia ao menos um livro inspirador ou de vendas por mês (no mínimo);
35.  Aprimore-se sempre, participando, mesmo que por conta própria de palestras de vendas, cursos e treinamentos;
36.  Esteja completamente familiarizado com os benefícios e vantagens de seu produto ou serviço;
37.  Desenvolva uma comunicação elegante, assertiva e inspiradora;
38.  Quando o cliente tiver uma objeção, ouça até o fim, concorde com ela e somente depois argumente de forma inteligente e precisa;
39.  Acostume-se com o “não”. Não se deixe abalar. Cada “não”, te leva mais próximo do “sim”;
40.  Selecione e saiba priorizar seus melhores clientes;
41.  Diferencie-se sempre. Pergunte-se “O que tenho feito para ser diferente?”
42.  Desenvolva estratégias para surpreender e encantar seus clientes;
43.  Procure estratégias para fidelizar seus clientes;
44.  Por qual motivo conceder desconto se o cliente não pediu?
45.  Trabalhe o preço “cheio” na mente do cliente durante um tempo antes de conceder desconto;
46.  Use a palavra “mais” ao falar dos benefícios e vantagens (ela soma) e cuidado ao usar a palavra “mas”, ela subtrai;
47.  Toda venda tem um tempo, aprenda a respeitar e entender este tempo não sendo incisivo demais;
48.  Porém, crie sempre o senso de urgência com inteligência;
49.  Explique objetivamente as dúvidas de seu cliente, nunca as ignore;
50.  Tome cuidado para não invadir a privacidade do cliente;
51.  Lembre-se que o seu cliente é um ser humano e não apenas um cifrão;
52.  Faça um elogio sincero antes da venda;
53.  Mantenha uma atitude mental positiva, antes, durante e depois da venda;
54.  Desenvolva e aprimore sua comunicação, sempre, sempre, sempre;
55.  Saiba que o corpo fala mais do que a voz e não mente, preste atenção aos sinais do corpo durante a venda;
56.  Convide seus clientes ou prospectos para um almoço ou café, o ambiente vai ficar mais leve;
57.  Em assuntos polêmicos, procure não se expor;
58.  Use estas palavras em seu discurso de vendas: garantido, rápido, fácil, simples, retorno, importante, novidade, exclusivo, importante, você e seu;
59.  Use depoimentos de clientes satisfeitos para mostrar ao seu cliente;
60.  Use métricas, números, embasamentos e pesquisas para gerar confiança;
61.  Use a internet a seu favor, de forma criativa e despertando a curiosidade das pessoas para que elas perguntem mais sobre o que você vende;
62.  Conheça a pirâmide de Maslow e venda mais;
63.  Muito cuidado ao utilizar as palavras “sempre” e “nunca” em vendas;
64.  Nunca espere o retorno do cliente, esta função é do profissional de vendas;
65.  Esteja disponível para seu cliente e se não estiver, retorne o mais rápido possível;
66.  Se questionado sobre a concorrência, forneça informações precisas mostrando e comparando as vantagens. Nunca fale mal da concorrência, apenas mostre no que você é melhor;
67.  Comprometa-se com os resultados dos seus clientes, fazendo um pós venda eficaz;
68.  Seja parceiro do seu cliente;
69.  Coloque-se no lugar do seu cliente: você aprovaria o que fala e faz?
70.  Não convença seu cliente, inspire-o; (Inspirar vem do latim, que significa soprar vida dentro);
71.  Um bom discurso fecha a venda por si mesmo. Evite técnicas de fechamentos “milagrosas”;
72.  Interesse-se genuinamente pelas pessoas e suas necessidades;
73.  Tenha foco. Foco é força, distração é destruição. Aonde vai seu foco, vai a sua energia;
74.  Mantenha um bom relacionamento com as pessoas de outros departamentos de sua empresa, você irá precisar deles, tudo e todos estão interligados;
75.  Ao final de cada apresentação de vendas, faça uma análise dos pontos fortes e dos pontos a serem melhorados e faça a lição de casa;
76.  Crie métodos para desenvolver sua paciência;
77.  Evite preocupações, elas roubam seu tempo, energia e criatividade;
78.  Aproveite o tempo de espera, tenha sempre em mãos um livro ou revista construtivos;
79.  Não deixe se intimidar pelo ceticismo, pessimismo e cinismo alheio. Você é muito mais do que isso;
80.  Aprenda a visualizar aquilo que quer de maneira consistente, sistemática e muito positiva;
81.  Sempre que tiver um problema, condicione-se a pensar em diversas soluções possíveis, por mais esdrúxulas que possam parecer;
82.  Ao invés de reclamar, seja pró ativo;
83.  Pressão em vendas geralmente é um fator normal, portanto acostume-se;
84.  Desenvolva sua flexibilidade, em vendas e na vida;
85.  Modele profissionais de vendas de sucesso, mas sem perder o seu próprio e único estilo;
86.  Procrastinar é um hábito sinônimo de fracasso, vale o dito popular: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”;
87.  Compartilhe suas experiências e ouça com atenção as histórias de outros profissionais de vendas;
88.  Identifique o que impede seu sucesso em vendas, procure vivenciar estes fatores, decida e resolva ser o profissional de vendas que sempre desejou;
89.  Desenvolva maneiras de gerenciar melhor suas emoções (vale yoga, meditação e por ai vai);
90.  Eduque-se financeiramente: gaste menos do que ganha, poupe e aplique;
91.  Fazer o bem é sempre um ótimo negócio, portanto, procure beneficiar todos ao seu redor, especialmente seus clientes e prospectos;
92.  Adquira o hábito de agradecer, faça uma lista de tudo aquilo (e aqueles) que você é grato;
93.  Compreenda que não existe milagre em vendas: é necessário esforço diário, determinação com constância de propósito e muito trabalho;
94.  Seja honesto sempre. Este será o alicerce para o sucesso em vendas duradouro;
95.  Busque estar comprometido de corpo em alma com tudo o que fizer;
96.  Lapide seu espírito: reconcilie-se firmemente com sua fé, ore, medite;
97.  Acredite em você! Você pode fazer o difícil, você pode ser o seu melhor!
98.  Comemore suas vitórias, faça um programa diferente com a família ou amigos, dê-se um prêmio, permita-se a uma extravagância;
99.  Atitude é tudo. Pensar é fazer, portanto, faça. Como agora mesmo!
100. Tenha uma convicção inabalável de que irá conseguir e que merece o sucesso em vendas, pois você realmente merece!

 

E ótimas vendas!!!

julho/2.009

Allynson Lymer
Palestrante de Vendas e Treinador Comportamental, Trainer e Master Practitioner em PNL com 14 anos de vivência na área comercial, Especialista em Técnicas de Vendas Comportamentais e Head Trainer do Programa de Formação em Técnicas de Vendas Comportamentais da Organização Lymer & Associados.

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