Divulgação de banner: fixação de marca e atratividade para seu site

A Internet é um novo canal de mídia que veio para ficar, assim como o jornal, rádio e televisão.
Tem alcance mundial, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.
Quando começou a ganhar maior popularidade por volta do ano de 2.000, houve uma grande euforia generalizada, onde muitos achavam que poderiam ficar ricos da noite para o dia, ao fazer um site comercial.
Esta euforia também tomou conta de empresas investidoras em negócios, que migraram investimentos para o setor, acreditando no potencial de negócios de muitos sites.
Nesta época, grandes empresas tanto no Brasil como em outros países, destinaram altos valores de verba anual para anúncios nesta nova mídia.
Era normal na época, empresas fecharem um pacote anual de divulgação em grandes portais genéricos com sistema de buscas.
No Brasil teve uma mega empresa que fechou com um grande portal, uma cota de R$ 1 milhão anual, para divulgação, principalmente com anúncios em banner.
Passada a euforia, veio a quebraria ou o estouro da bolha. Todos os preços ligados a Internet, como de confecção de site e banner, hospedagem de site, divulgação de banner e outros despencaram, estabilizando-se num patamar realístico, sem toda esta expectativa que havia sido criada.
Como na corrida do ouro quem fica rico é quem vende a pá, muitos gastaram / investiram esperando um retorno excepcional, e os ganhos não cobriram os gastos, decretando assim a falência dos mesmos.
Esta época foi difícil para o Guia Log (lançado em setembro/1999), pois as empresas estavam receiosas de anunciar nesta nova mídia e achavam que qualquer site comercial poderia ser o próximo a fechar.
Sempre tivemos o pé no chão de achar que a Internet é simplesmente mais um canal de mídia, porém muito mais eficiente e dinâmico do que qualquer outro.
O sistema de divulgação de banner tem mostrado ao longo dos anos, que continua sendo uma ótima forma de divulgação e explico abaixo o motivo.
Ao se colocar um banner num portal, ele já está tendo visibilidade, mesmo que o internauta não clique no mesmo para visitar o site e assim conhecer mais sobre a empresa e consequentemente sobre o produto ou serviço.
Isto chama-se "fixação de marca", ou seja, mesmo não clicando, o internauta está vendo a notoriedade daquela marca no mercado. Isto fica na cabeça do internauta, mesmo que inconscientemente.
É o mesmo caso do sistema de anúncio por Out-Door, que tem o papel de fazer propaganda fixando na mente da população sobre um produto ou serviço.
Empresas campeãs de faturamento como a Coca-Cola e Nestlé, não o são por acaso, além da qualidade dos produtos, o são principalmente por sempre darem ênfase para a divulgação em todas as mídias.
Ninguém diz que tomou uma Coca-Cola porque viu um out-door na esquina na av. Paulista com a rua Augusta em São Paulo.
Um fato que acontece muito nos sites em geral é que empresas anunciam somente 1 mês para conhecer e sentir o resultado. Se querem fixar sua marca, 1 mês é pouco tempo.
Vejamos novamente o caso da Coca-Cola, que mesmo sendo a empresa que mais fatura no mundo, nunca descuida de continuar divulgando e assim fixando sua marca, principalmente no caso deles, de cativar continuamente as novas gerações que vão chegando. Sabem que a concorrência está sempre no seu calcanhar, esperando uma chance para ultrapassá-los.
Para divulgação somente por 1 mês, recomendo nos casos de um evento (curso, seminário, palestra, feira, etc.) que vai ocorrer dentro de 30 dias e que necessita uma divulgação rápida e curta para alavancar audiência e adesão ao evento.

Outro detalhe que é muito importante, refere-se a confecção do banner.
Ele pode ser muito ou pouco convidativo ao clique.
As opções são:

1) Tamanho do banner
O tamanho vai depender de alguns motivos. É lógico que se a empresa quer maior visibilidade, tem que optar pelo full-banner (468 x 60 pixels). Porém, tecnicamente existem outras análises a serem feitas. Uma delas diz respeito ao que se quer passar de mensagem, tanto em texto como em figuras. Não adianta querer colocar frases "longas" e uma figura grande animada em um banner tamanho médio, pois a empresa até irá pagar menos pela divulgação, porém com a redução em escala para se caber no espaço disponível, ficará tudo muito apertado e ilegível, onde não conseguirá transmitir seu recado ao internauta.
Tendo um texto compatível e coerente com o tamanho, o banner de 181 x 60 pixels é muito eficiente para transmissão de uma campanha publicitária. Além disso ele pode ser animado alterando 2 ou mais imagens.

2) Mensagem a colocar
Quanto ao texto, é importante ser objetivo e direto na mensagem que quer passar ao internauta.
Se for longa ou complicada, além de ocupar muito espaço, ofuscará as palavras-chaves que devem ser as mais importantes para despertarem interesse do internauta pelo produto ou serviço.
Mesmo quando é feito por profissionais de agência de publicidade, isto não significa excelência em criação de qualidade. Por isto é importante opinar e sugerir, já que nada melhor do que a própria empresa que conhece bem seu produto ou serviço para ver se está clara a mensagem passada.

3) Fixo ou animado ?
Os animados chamam bastante a atenção do internauta e conforme a sequência do texto, criam uma expectativa para ver a conclusão do mesmo e consequentemente dá uma tentação no internauta de clicar no banner e saber ainda mais sobre o produto ou serviço oferecido.

4) Se animado, qual o tempo de cada fase ?
Ao optar pelo animado, tem que prestar a atenção em deixar um tempo suficiente para que o internauta leia a mensagem de cada fase.
Vemos muitos banners, onde o webdesigner deixa tão rápida as mudanças de fases, que além de não dar tempo de ler, cria uma impaciência no internauta, que acaba perdendo o interesse em continuar a ver o banner.

5) Cores a usar
É recomendável usar fundos com cores claras, que não cansam a vista do internauta. Fundos com cores escuras e letras claras cansam a vista e a tendência acaba sendo do internauta desviar sua vista do banner em direção a outras coisas que lhe prendam mais a atenção.
Cores como amarelo e vermelho são chamativas e prendem a atenção do internauta.
Não é por coincidência que as cores do logotipo do Mc Donalds são nestas cores. Quando você está andando na rua, já vê de longe onde tem uma loja do Mc Donalds, pois as cores se destacam.

6) O link a ser feito
É importante escolher qual a página do site que deve ser feito o link no banner.
Se o banner é referente a um produto ou serviço específico da empresa, o link tem que ser feito para a página do site onde está informando sobre os detalhes deste produto ou serviço.
Muitas empresas fazem banner sobre um determinado produto ou serviço que possuem em sua linha de atuação, mas pedem para que o link do banner seja feito para o endereço normal da empresa - página principal - e assim o internauta é que tem que procurar no site, onde há informações sobre este produto ou serviço. Muitas vezes é difícil de achar e o internauta acaba desistindo de navegar no site.

Estes aspectos e dicas de experiência própria, servirão para ajudar na escolha do banner mais apropriado para a campanha de divulgação da sua empresa.

setembro/2005


Marcos Valle Verlangieri,
Diretor da Vitrine Serviços de Informações Ltda,
empresa que criou e mantém o www.guialog.com.br ou www.guiadelogistica.com.br .


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