Se a sua empresa vai bem, então... TOME CUIDADO!

Os bons resultados em vendas e lucratividade podem estar escondendo falhas gravíssimas dentro da sua empresa. O perigo está quando a taxa de crescimento ultrapassa a capacidade de gerenciamento.
Estar ganhando dinheiro HOJE não necessariamente garantirá o sucesso de AMANHÃ! O crescimento descontrolado é perigoso em quase todos os negócios, e é especialmente perigoso no setor de prestação de serviços em logística e transportes.
Mais uma vez vale lembrar de algumas grandes empresas que desapareceram diante de erros sucessórios, má gestão administrativa e financeira, perda de Clientes e falhas estratégicas como Transportadora Volta Redonda, Coral, Tamoyo, Dom Vital, ITD, Rio Grande, Sulina, Michelon, Di Gregório, Di-Ci Logística, etc. Outras grandes e renomadas empresas engrossarão esta lista nos próximos 5 anos diante da realidade de mercado e dos problemas relacionados com a péssima infra-estrutura de transportes.
Um importante princípio econômico estabelece que nenhuma empresa consegue manter lucros excessivos em longo prazo, portanto, esteja adequadamente preparado para momentos futuros não tão agradáveis.
O passageiro excesso de rentabilidade de uma empresa tende a elevar seus custos de operação por inércia. O otimismo exagerado, a facilidade de obtenção de recursos e a sobra dos mesmos, as perspectivas de novos negócios e etc., criam um certo “relaxamento” nos principais gestores da empresa e uma acomodação natural que poderão ser fatais para o futuro da companhia.
Quando um concorrente ataca o mercado de uma empresa com retorno excessivo, esta pode ter dificuldades para reagir. É possível que produtos e serviços deficitários estejam sendo subsidiados por aqueles com rentabilidade excessiva. Este fato pode dificultar a reação ao concorrente.
Portanto, não espere os maus momentos chegarem para você avaliar a estratégia, o modelo de negócio e a estrutura da sua empresa; faça-o antes, pois a chance de sucesso será muito maior! Aproveite o bom momento atual para definir a estratégia de atuação comercial, para rever as práticas administrativo-financeiras, para desenvolver e reter talentos profissionais, para dispor das melhores ferramentas de tecnologia e gestão, etc., e garanta, desde já, o crescimento e a sobrevivência da sua empresa no futuro!

janeiro/2005

Marco Antonio Oliveira Neves,
Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.
marcoantonio@tigerlog.com.br

www.tigerlog.com.br 


Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br ou www.guialog.com.br .