Soluções Logísticas para Clusters, um negócio de futuro!

Clusters existem quando ocorre a concentração geográfica de empresas economicamente inter-relacionadas.
Vários são os exemplos de clusters no Brasil: indústria automotiva na região do ABC em São Paulo, indústria vinícola em Bento Gonçalves (RS), indústria moveleira em São Bento do Sul (SC), Bento Gonçalves (RS) e Itatiba (SP), indústria cerâmica em Santa Gertrudes (SP) e Sul de Santa Catarina, indústria calçadista no Vale dos Sinos (RS), indústria de pescados no Vale do Itajaí (SC), indústria de conservas em Pelotas (RS), indústria metal-mecânica em Caxias do Sul (RS) e no norte catarinense, o pólo de alta tecnologia em Campinas (SP) e Vale do Paraíba (SP), indústria hoteleira em cidades turísticas como Campos de Jordão (SP), Gramado (RS) e Canela (RS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA), Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), etc.
O pólo calçadista do Vale dos Sinos é o maior cluster de calçados do mundo! Detém em torno de 60% da indústria de componentes e 80% da indústria brasileira de máquinas para couros e calçados. Abrange 26 municípios e concentra as maiores empresas do país. Reúne aproximadamente 130 mil pessoas, trabalhando em quase 3.000 empresas. (fonte: Abicalçados)

A indústria vinícola da Serra Gaúcha reúne cerca de 400 empresas e movimenta mais de 300 milhões de litros ao ano. (fonte: Ibravinho e Uvibra)
O cluster moveleiro em São Bento do Sul (SC) conta com aproximadamente 200 empresas e em Bento Gonçalves (RS) com outras 60 empresas.
Integradores logísticos, também conhecidos como Lead Logistics Providers ou 4PL (Fourth Party Logistics) encontram nos clusters excelentes oportunidades de negócio. Essas empresas são capazes de identificar oportunidades de sinergia e desenvolver soluções compartilhadas. Os benefícios com a redução de custos são gigantescos: racionalização do uso de mão-de-obra, melhor utilização de armazéns e empilhadeiras, otimização dos equipamentos de transporte, facilitação do acesso a tecnologias de ponta, otimização da logística reversa, benchmarking permanente, etc.
Diversas soluções logísticas podem ser desenvolvidas para clusters, tais como a coleta e abastecimento programado, consolidação de cargas por destinos, rotas ou Clientes, estocagem conjunta, investimentos compartilhados, unificação de call centers e de serviços de atendimento a Clientes, gestão de paletes, retirada e destinação de lixo e sucata, gerenciamento do pedido do Cliente, etc.
A grande dificuldade desse negócio está na quebra dos paradigmas das empresas que concorrem entre si. A adesão inicial será pequena, mas seguramente, com o aparecimento dos resultados, outras empresas seguirão o exemplo das demais.
O importante é começar! Os obstáculos e desafios serão grandes! Mas no futuro a sua empresa colherá os resultados dos esforços realizados!

março/2.005

Marco Antonio Oliveira Neves,
Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.
marcoantonio@tigerlog.com.br

www.tigerlog.com.br 


Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br ou www.guialog.com.br .