Como os Pequenos podem enfrentar os Grandes?

Pequena ou grande, como classificar a minha empresa? Isso dependerá de quem está do outro lado, com o qual se realiza essa comparação. Diante da UPS ou da Fedex, todos somos infinitamente pequenos, afinal, estamos falando das duas maiores empresas de logística do mundo.
Ser pequeno, porém, poderá se tornar uma grande vantagem competitiva para a sua empresa, dependendo do mercado em que atua. Veja abaixo algumas recomendações:

Diferencie
Identifique nichos de mercado e atue fortemente neles. Grandes empresas de logística e transportes podem não trabalhar ou não ter eficiência na venda de determinados serviços ou no atendimento a determinados Clientes ou segmentos.


Amplie os Serviços Prestados
Ofereça uma maior variedade de serviços, preferencialmente serviços complementares ou serviços relacionados com a atividade principal da empresa. Diminua progressivamente a importância de serviços que estejam com a margem de lucratividade comprometida.

Se você atua no transporte rodoviário de cargas e não quer tornar-se “caminhoneiro” de operadores logísticos, terá que desenvolver novos serviços.

Sofistique
Busque Clientes que queiram algo além de preço baixo, que necessitem realmente de um nível elevado de serviço.


Conheça bem o seu Cliente
O conhecimento local, dos costumes, necessidades e expectativas dos Clientes e conseqüentemente o desenvolvimento de soluções altamente personalizadas, só é possível em negócios menores.


Divulgue seus Serviços e seus Diferenciais
Os Clientes precisam saber o que de diferente e especial ele pode ganhar utilizando os seus serviços. Invista em seu website e em formas alternativas de comunicação.

Invista em tecnologia moderna
Cada vez mais seus Clientes exigirão visibilidade em tempo real.


Busque obsessivamente a redução de custos
No transporte rodoviário de cargas as despesas com combustíveis e manutenção têm uma importância relevante. Em caminhões pesados, representam de 40 a 70 % do custo total, dependendo da distância percorrida no período. Apenas R$ 0,01 de diferença no preço do diesel pode representar uma economia de R$ 50 a R$ 150 por mês, por caminhão. Contratos fixos de manutenção com terceiros devidamente capacitados lhe dão a garantia do serviço prestado e a tranqüilidade na gestão do fluxo de caixa da empresa.


Invista no Relacionamento com os seus Clientes
Grandes empresas têm dificuldade em oferecer um atendimento individualizado aos seus Clientes

agosto/2.004

Marco Antonio Oliveira Neves,
TigerLog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

marcoantonio@tigerlog.com.br       www.tigerlog.com.br
Tel. 11- 6694 1391


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