Sistemas Automatizados podem representar vantagem competitiva

A distribuição é, sem dúvida nenhuma, um dos pontos cruciais para o sucesso de qualquer empresa. Não basta apenas ter bons produtos, é preciso que eles estejam no ponto de venda de preferência antes que seus concorrentes, caso contrário o consumidor poderá optar por outra marca.
Realizar as entregas no mesmo dia do pedido pode ser uma vantagem competitiva significante para as empresas. Diversos sistemas de separação e consolidação de cargas permitem agilizar as atividades pertinentes à preparação de cargas para a entrega, com uma precisão próxima aos 100%. Além da redução de tempo, estes sistemas promovem aumento de produtividade e redução de espaço ocupado com a armazenagem.
A Motorola, por exemplo, utiliza estes sistemas nos seus centros de distribuição nos Estados Unidos. Eles fazem a separação de pagers e rádios e os disponibiliza para entregas em aproximadamente 15 minutos, desde o recebimento do pedido. Em um dos centros de distribuição, o processo de distribuição aerodinâmico impulsionou a produtividade em cerca de 20% e disponibilizou algo em torno de 30% de espaço de armazenagem.
Outro usuário destes sistemas é a Rohm Eletrônica, que conseguiu um aumento de 25% de produtividade em seu centro de distribuição próximo a Nashville, também nos Estados Unidos, consolidando três armazéns em apenas um. A SGS-Thompson, em Phoenix, também utiliza este sistema para transportar a maioria dos componentes no mesmo dia em que recebe o seu pedido.
Estes sistemas podem ser integrados para separação de diversos volumes, atendendo às mais variadas exigências operacionais. Incluem:


Edson Carillo Júnior,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400
        www.imam.com.br 

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .