Os Três lados do profissional Perfeito

Quando você está procurando contratar o profissional de logística perfeito, pense num triângulo equilátero, perfeitamente balanceado possui uma combinação igual destas três forças:

A seguir temos uma observação de cada qualidade que deve ser considerada ao entrevistar um novo staff para o departamento de logística.

Conhecimento da Tecnologia
Conhecimento técnico detalhado, combinando com uma honesta compreensão de como aplicar a tecnologia às estratégias da cadeia de abastecimento, é uma qualidade altamente procurada no mercado de hoje.
Uma área onde o know-how tecnológico é crítico e está encontrando fortes pressões JIT tanto por fabricantes quanto por distribuidores.
Inicialmente, avanços nos softwares permitiram que os profissionais de logística unissem as funções de inventário, armazenagem e distribuição para ajudar a atender as limitações de tempo, aumentando a acuracidade e a eficiência de entrega.
Agora, as demandas de acuracidade de entregas são bastante violentas - em alguns casos fora de controle - a ponto de 98% de acuracidade não serem aceitáveis para muitos dos grandes varejistas.
A resposta envolve o avanço da tecnologia para o próximo nível, agregando mais hardware e software para fechar a margem nos 2% restantes. Ter experiência em logística high-tech é essencial para entender como usar - não apenas como programar - as aplicações técnicas necessárias para obter estes tipos de milagres.
Após a fase de implementação, ter alguns grandes programadores pode ser suficiente para conduzir a manutenção do sistema e a eliminação de problemas. Verdadeiros peritos técnicos em logística podem não saber como programar os sistemas, mas devem entender como aplicar a tecnologia para atender aos desafios do JIT.
Algumas empresas preferem entregar suas necessidades de tecnologia para terceiros. Esta tendência voltada à terceirização tem criado tremenda pressão sobre as empresas terceiras para encontrarem e atraírem peritos em estratégia da tecnologia, bem como programadores de sistemas e analistas.

Experiência Prática
Encontrar um profissional de logística que tenha um conhecimento prático de cada função dentro da cadeia de abastecimento é importante, embora difícil de fazer. Um profissional com uma formação diversificada e completa em todas as áreas provavelmente não existe. Mas encontrar funcionários com experiência em várias destas áreas não é raro e é muito atrativo para uma organização diversificada.
A experiência prática em operações logísticas é essencial para a efetiva administração de qualquer organização. Contratar um indivíduo que tenha formação em consultoria e , talvez, algum conhecimento em aplicação de sistemas informatizados e colocá-lo numa função de gerente de instalação pode ser um desastre se ele nunca teve alguma experiência prática em operações.
Consultoria em projeto detalhado e implementação de uma nova instalação e realmente operacionalizar o projeto e implementar são os extremos opostos do espectro.
Possuir cinco a seis anos de experiência oferece exposição adicional a diferentes ambientes de operações e pode tornar o indivíduo mais atrativo para um potencial empregador. Um dos motivos chaves porque as empresas contratam de fora é trazer novas idéias para sua prática logística.
Os candidatos destacados serão multitreinados em várias áreas, como distribuição, transporte e administração do inventário. Eles podem caminhar passando pelo desafio ou desastre das operações e efetivamente levantar a variedade de experiências do passado e aplicar o conhecimento que adquiriram com estas ações e resultados.
Com a experiência vem a capacidade de, efetivamente, trabalhar sob pressão, mantendo seus funcionários calmos. Os funcionários com ampla variedade de experiências merecem respeito de seus colegas e subordinados porque "estiveram lá e fizeram aquilo". Ser respeitado por aqueles abaixo de você, desta maneira, é essencial para o positivo comportamento da equipe. E vice-versa - estando nas trincheiras, um gerente entende e pode melhor lidar com as frustrações do funcionário.
A experiência alivia as pressões de tempo e treinamento de início porque estas pessoas basicamente podem atingir a base operando. Introduzir um forte talento com forças limitadas em uma área é absolutamente bom. Esteja ciente que exista treinamento esperando no futuro.
Treinamento, por acaso, é algo que toda organização deveria estar comprometida em investir pesadamente. Treinamento é a essência do futuro de toda organização. Treinamento avançado para funcionários experientes parece ser onde a maioria das organizações está falhando. O recrutamento das faculdades é grande, mas estes jovens talentos não podem crescer tão rápido quanto a demanda dos clientes por experiência. Treinamento interno e externo, por vídeo, plataforma e software chega de múltiplas formas - qualquer um ou todos podem se enquadrar dentro do orçamento da sua empresa.
Se as empresas decidem não investir em seu pessoal, isso não apenas afetará seriamente a moral: o mais importante, muitos dos colaboradores altamente produtivos serão atirados a competidores capazes de oferecer educação e treinamento avançado para aprimorar ainda mais suas carreiras.

O Global - Estratégia da Cadeia de Abastecimento
Ter uma clara visão do global é importante para as empresas que desejam ficar à frente de suas concorrentes. Quanta exposição a todo o processo da cadeia de abastecimento as pessoas que estão entrando na sua empresa tiveram? Os gerentes de logística precisam visualizar o global e entender que a administração da cadeia de abastecimento não é mais uma função, mas uma estratégia que torna as empresas mais produtivas e competitivas. Os gerentes precisam enxergar todas as funções e alterá-las criativa e coletivamente, a fim de implementarem estratégias vencedoras.
Os mais cobiçados executivos de logística possuem uma visão de toda a cadeia de abastecimento. Embora muitos destes profissionais possam não ter experiência prática bem firmada em diferentes áreas, muitos se auto-instruíram em estratégia da cadeia de abastecimento.

Lembre-se...
1 - Procure conhecimento da tecnologia, entenda como aplicar a tecnologia voltada para a solução do negócio. Se não puder encontrar o suficiente, esteja preparado para oferecer alternativas de treinamento adicional.
2 - Se não puder encontrar experiência prática em todas as áreas desejadas, decida qual experiência propiciará alívio imediato e multitreinamento para as habilidades necessárias restantes.
3 - Se algumas peças da compreensão do geral estiverem faltando, esteja aberto para oferecer oportunidades para treinamento em seminários avançados e atual literatura logística para aumentar a conscientização da indústria.



Reinaldo A. Moura,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400
   imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .