Comércio Eletrônico: fluxo de informações e materiais

A evolução da tecnologia da informação está atropelando muitos paradigmas, da indústria ao comércio, e, neste cenário, ninguém mais duvida que o comércio eletrônico é a grande tendência para o início do novo milênio.
Alavancado pelo desenvolvimento da tecnologia da informação, o comércio eletrônico está movimentando o mercado num crescimento exponencial, onde novas organizações tornam-se grandes potências em uma fração de tempo, ao mesmo tempo em que fortes empresas perdem parcela significativa do mercado consumidor.
Mas será que somente a tecnologia da informação é necessária e suficiente para assegurar o sucesso do comércio eletrônico? A resposta é não!
Muitas empresas que investiram maciçamente em tecnologia da informação percebem claramente que, para assegurar o sucesso do Comércio Eletrônico, é necessária toda a infra-estrutura de planejamento, suprimentos, produção, estocagem e distribuição física, para que o consumidor final tenha as suas necessidades de qualidade, prazo e custo atendidas.
Ou seja, o conceito de logística, muito em debate nos últimos tempos, toma posição de destaque no cenário atual. A logística que se preocupa com o gerenciamento do fluxo de informações, materiais e dinheiro começa a ser, para muitas empresas, a "palavra de ordem"que assegurará o sucesso do negócio no curto, médio e longo prazo.
Desta forma, a viabilização do Comércio Eletrônico depende de uma clara definição das estratégias logísticas, bem como todo o seu desdobramento para um nível mais operacional.
Dentre as estratégias logísticas que as empresas de comércio eletrônico devem avaliar, pode-se citar algumas:

Dentre os recursos operacionais a serem implementados, e que a logística do comércio eletrônico deve avaliar, pode-se citar:

Portanto, o projeto de uma infra-estrutura logística para atender às crescentes demandas do Comércio Eletrônico deve considerar todos os fatores apresentados, pois são os mesmos que assegurarão o sucesso do negócio.


Edson Carillo Júnior,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400      imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .