Comunique a verdade e não trema ao ser descoberto

A verdade, normalmente perseguida pelas pessoas, é garantia de uma vida longa e com qualidade. Ao vermos dinossauros como a Enron, a WorldCom, a Merck, a Xerox e a Tyco se desequilibrando e caindo do alto de suas mentiras, compreendemos que as empresas, assim como as pessoas, necessitam ser verdadeiras em tudo que compõe sua identidade. Somente oferecendo qualidade e verdade, é que se obtém destaque, com lucros reais e, conseqüentemente, uma vida longa no mercado.
A identidade e a comunicação de uma empresa, marca ou produto precisam ser verdadeiras. Não devemos divulgar fatos mentirosos, como também não podemos ser tímidos a ponto de não comunicar todas as qualidades reais oferecidas, pois assim dificilmente teremos um crescimento proporcional e justo pela qualidade oferecida. O tempo necessário para que, através de uma divulgação informal, o público descubra a qualidade por si só, pelo acaso ou pela experimentação, é muito grande, significando perda de oportunidades, de crescimento e prejuízo certo para a empresa, marca ou produto.
Descubra qual é o diferencial de sua empresa e comunique-o. Pode-se utilizar para isto um gerenciamento eficiente de marca, estratégias de marketing, uma publicidade pertinente ou, o que é mais inteligente e econômico, um bom design aplicado. O importante é comunicar. Deixe bem claro se o seu atendimento é diferenciado, se o design é ergonômico, se o aparelho é de última geração, se o sabor é natural ou se a sua empresa é ecologicamente correta. Não pense que as qualidades de seus produtos ou de seus serviços são tão óbvias para o seu público como são para você, a ponto de achar que não é necessário divulgá-las. O público normalmente não tem a mesma percepção que você gostaria que ele tivesse.
Note entretanto, que se as qualidades divulgadas aos quatro ventos não são verdadeiras, isto é propaganda enganosa. O tempo e o dinheiro perdidos na tentativa de recuperação da imagem de empresas, como as que hoje se encontram na berlinda, serão enormes. Por isso precisamos ser verdadeiros. Comunicar sim, mas com o cuidado de não mentir sobre as qualidades das empresas, dos produtos e serviços oferecidos. Lembre-se: as pessoas não são tão ingênuas como se imagina. Mais cedo ou mais tarde, acabarão descobrindo a verdade sobre sua empresa, marca ou produto.
Espero que seja este o seu objetivo.

janeiro/2003

Luiz Renato Roble,
Designer, consultor de Identidade Estratégica e diretor de Criação da DATAMAKER DESIGNERS.
criacao@datamaker.com.br           www.datamaker.com.br


Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .