Consultoria em Logística

Contratar ou não, eis a questão. O fato é que o consultor é capaz de compartilhar a experiência e o conhecimento que sua empresa pode não ter disponível, bem como o tempo e pessoal disponível para o desenvolvimento de algum projeto específico.
Talvez a principal vantagem do consultor seja sua habilidade de, baseado em uma metodologia, diagnosticar o problema da empresa de forma estruturada e objetiva, sem influenciar-se por "políticas".
Antes de contratar uma empresa de consultoria, é importante conhecer exatamente o que se espera dela. Muitas frustrações podem ser evitadas quando são claramente definidos o objetivo do trabalho, seu escopo e sua abrangência, isto é, sabendo o que será entregue ao final do trabalho.
Durante a fase de seleção, convide diversas empresas, inicialmente avaliando sua proposta técnica, de forma a definir exatamente quais delas estão aptas a desenvolver o trabalho. Assim, somente após definir a proposta técnica e escolher as empresas capacitadas a realizar o trabalho, solicite a proposta comercial, isto é, o preço e as condições. Defina o critério de escolha, que pode ser à partir de concorrência de preços entre as empresas tecnicamente qualificadas, ou negocie diretamente.
Existem algumas empresas de consultoria com excelente reputação no mercado em assuntos relacionados à logística. Estas empresas são, provavelmente, mais apreciadas pelas empresas de grande porte, que estão acostumadas a pagar valores mais elevados para trabalhos desta natureza. Contudo, é muito importante lembrar que tal montante, como todo investimento, deverá ser justificado, isto é, ter retorno/benefício.
Existem ainda, inúmeras pequenas empresas de consultoria, muitas baseadas em apenas um único profissional, as quais, mesmo com certas limitações, podem atender a suas necessidades específicas a um custo muito mais acessível. Vale lembrar contudo que, de certa forma, seu pessoal pode ser tão qualificado quanto o pessoal das grandes empresas, com a possibilidade de um serviço mais personalizado.
Após escolhida a empresa de consultoria, defina um método de acompanhamento dos trabalhos, com reuniões periódicas de acompanhamento e, se necessário, redefina a proposta de trabalho da consultoria, de forma a atingir o objetivo proposto. Procure sempre documentar estas reuniões de acompanhamento para formalizar as decisões tomadas.
É importante celebrar um acordo ou contrato entre as partes, contendo os itens a serem desenvolvidos no trabalho, bem como as obrigações de cada uma das empresas. Isto pode ajudar muito na eliminação de conflitos devido a certos assuntos "não estarem muito bem claros".
O que um consultor tem a oferecer é seu conhecimento e experiência, mas sempre apoiado em uma metodologia desenvolvida de forma a direcioná-lo na identificação da solução e proposição de alternativas.
Logo no primeiro contato solicite à empresa de consultoria que faça uma apresentação sintética do seu negócio, bem como da metodologia que irá aplicar para vender, entregar e assistir a empresa em todo o trabalho.
Esta metodologia de trabalho deve passar por etapas, como:

  1 - Identificação de uma potencial consultoria, pois o trabalho da consultoria inicia-se nesta fase onde ela mostra o seu potencial e cria uma necessidade no cliente através de indicações, artigos publicados, livros e publicidade, entre outros;
  2 - Contato preliminar feito pelo cliente;
  3 - Levantamento preliminar de necessidades para direcionar um consultor;
  4 - Visita diagnóstico às instalações do cliente;
  5 - Definição dos objetivos;
  6 - Definição de uma metodologia para o trabalho em questão;
  7 - Elaboração de uma proposta técnica;
  8 - Elaboração de uma proposta comercial;
  9 - Aprovação das propostas;
10 - Elaboração e assinatura do contrato;
11 - Desenvolvimento do trabalho segundo a proposta técnica apresentada;
12 - Avaliação de desempenho e resultados durante e após o trabalho;
13 - Assistência periódica (Pós-Venda).

Eduardo Banzato,
Gerente da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400   imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .