Escolha de um Fornecedor Logístico

A cada ano um número cada vez maior de fabricantes e varejistas recorre a empresas externas para ajudá-los em suas necessidades dentro da logística da cadeia de abastecimento. Como resultado, a logística por contrato rapidamente tornou-se um dos serviços mais ativos do mercado.
Hoje já existem diversos fornecedores logísticos. E isto torna o trabalho de escolha mais dificultoso e mais importante do que nunca.
Apenas você pode decidir qual fornecedor logístico é o certo para as suas necessidades. Mas, espero que você nos permita sugerir alguns critérios que possam tornar seu processo de decisão um pouco mais fácil.

LOCALIDADE
Os custos de frete podem somar bastante ao custo de sua logística. Portanto, quanto mais perto seu fornecedor logístico estiver localizado de suas instalações de manufatura ou de seus clientes, melhor. Múltiplas localidades são outro adicional, uma vez que isso pode ser mais eficaz utilizando-se de um fornecedor, ao invés de vários.

EXPERIÊNCIA
Projetos logísticos nunca são exatamente iguais. Mas você é inteligente o suficiente para escolher aquele fornecedor que realizou serviços logísticos em outras empresas com linha de produtos e necessidades logísticas similares.

ALTOS PADRÕES
As instalações dos candidatos parecem estar limpas e organizadas? Eles têm um bom controle de inventário e planejamento? E eles estão atualizados com seus padrões? Se não, você deve continuar procurando.

EXPERIÊNCIA ORGANIZACIONAL
Isso é uma consideração importante se sua logística envolve documentos e controles detalhados. Tenha certeza de que o fornecedor de sua escolha esteja atento às suas condições e que tenha procedimentos apropriados já implantados.

QUALIDADE
Não importa quão boa seja uma empresa voltada à logística, sempre existe espaço para melhoria. Tenha certeza que seu candidato possui programas e iniciativas de qualidade implantados. Mais importante ainda, certifique-se de que esteja de fato implementando estas iniciativas.

CAPACIDADES INTEGRADAS
Alguns fornecedores focam unicamente na prestação de serviços em armazenagem e transporte. Mas existem muitos outros que oferecem serviços adicionais, como por exemplo, embalagem e unitização, abastecimento de linha (line feeding), suporte à manufatura, logística reversa (reciclagem), otimização e racionalização das operações assumidas através de um gerenciamento logístico completo, entre outros. Leve para a balança esses serviços quando de sua decisão final, pois eles podem ajudar-lhe a economizar tempo e dinheiro, além de evitar movimentação dobrada. E não negligencie o sistema de informação. Sistemas sólidos são importantes no processo de integração.

SEUS INSTINTOS
Mesmo que o fornecedor de sua escolha passe em todos esses testes, isto não significa necessariamente que ele é o melhor fornecedor logístico para você e sua empresa. Não se decida sobre nenhum fornecedor a menos que se sinta confortável e confiante de que ele poderá executar o serviço. Se alguma coisa lhe diz que você deve continuar procurando, confie nesse instinto. Lembre-se que você tem opções. E exercite seu direito de escolha até que esteja confiante de que suas necessidades logísticas estarão em excelentes mãos. 


Daniel Georges Jehlen Gasnier,
Consultor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400    www.imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .