Transportadores Aéreos Eletrificados (EOM)

Os fluxos de materiais atuais impõem aos sistemas de movimentação um alto grau de "prestação de serviços", não utilizado há poucos anos, entre os quais destacam-se:

Os transportadores aéreos eletrificados são aplicáveis universalmente e adaptam-se às exigências de transporte mais variadas. Transportam, armazenam, distribuem e expedem em empresas com diferentes tipos de produção, armazenagem e remessa, bem como em outros tipos de tarefas, levando cargas leves, pesadas, longas, curtas, maleáveis, duras, volumosas, regulares, grandes, pequenas, peças únicas, quantidade em recepientes, por paletes, em portadores de cargas especiais, etc. O transporte de mercadoria realiza-se por meio de veículos com comandos individuais, sujeitos à estrutura por suportes de cargas especiais de vigas.

VANTAGENS
Reduzidas despesas de funcionamento. Os transportadores aéreos entram em funcionamento apenas quando o material deve ser transportado e quando os veículos vazios voltam para o trecho de acúmulo ou ao posto de trabalho seguinte. Com isso se consegue otimizar o consumo de energia, o desgaste das peças e da instalação, as necessidades de manutenção e os consumos em peças de reposição.

CARACTERÍSTICAS LOGÍSTICAS DO SISTEMA
As rotas de transporte podem adaptar-se às exigências impostas pelo layout da empresa. Em qualquer lugar do percurso podem ser instalados desvios de entrada ou de saída, cruzamentos giratórios e elevadores verticais.

Os transportadores aéreos eletrificados não interferem no chão de fábrica e nas suas áreas de trabalho, pois o transporte é realizado sob o teto; por isso é possível equipar com eletrovias, a posteriori, zonas de trabalho já existentes.

O rendimento do transporte é visível em cada zona de trabalho e pode-se modificá-lo a qualquer momento, aumentando o número de veículos, variando a velocidade dos mesmos ou com trechos de enlace e atalho.

Os transportadores aéreos eletrificados equilibram tempos de ciclos diferentes em produção. Qualquer posto de trabalho fica abastecido de acordo com a sua necessidade.

Todos os veículos podem ser construídos com tração e comando individualizados.

Quando o veículo conhece o ponto de destino, trafega de modo autônomo desde o ponto de partida até o de destino.

A tração individualizada possibilita velocidades diferentes dentro de um mesmo circuito fechado.

A TÉCNICA
Os transportadores aéreos eletrificados são robustos e simples. Todos os seus elementos construtivos devem ser selecionados pensando numa longa vida útil. A construção do chassi, simples e robusto, possibilita uma manutenção sem problemas. Qualquer eventual avaria é solucionada rapidamente, já que as tomadas de corrente e os comandos elétricos são desmontados facilmente.

Estas instalações de transporte são econômicas, já que são montadas a base de peças-padrão, atendendo à situação técnica, à econômica da empresa e a sua estrutura de obra civil.

Reinaldo A. Moura,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400        imam@imam.com.br


Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .