Postponement : Quando esperar até o último minuto é uma virtude

Há um velho ditado que diz: "por que deixar para amanhã o que se pode fazer hoje?".
Os sistemas de postponement (postergação) mudam este ditado de cabeça para baixo e perguntam: Qual segmento do meu armazém ou operação de manufatura posso adiar até amanhã para obter hoje economia de inventário?
Pense nos sistemas de postponement, ou seja, como colocar os toques finais em um produto praticamente acabado. "Você está mantendo o produto em seu denominador comum até seu cliente colocar um pedido".
O denominador comum inclui todos os produtos que podem ser fabricados em uma forma genérica e estocado, aguardando um pedido. A variação dos produtos vem na forma de embalagem, acabamento, montagem de kit ou produto final (desde que a montagem final seja simples) atrasando este passo final no processo até o pedido do cliente estar disponível. Assim, o compromisso com a forma final, não importando se isto significa aplicar um rótulo de marca da loja ou uma lata usando um tamanho diferente e na forma de garrafa para uma loção para as mãos, pode ser adiado até o último momento possível. O postponement pode também ser referido como a customização de massa.
Tradicionalmente, o postponement é uma salvação para os produtos de alimentos enlatados, porque a produção deve ser processada logo após a colheita, mesmo se não houver mercado para o produto.
Atualmente, os fabricantes de produtos que tem embalagem própria tão diversificados quanto filtros de óleo, material de escritório e carpetes estão experimentando as estratégias de postponement.
Como se parece o postponement? Veja o exemplo de um fabricante de roupas que produz agasalhos. A demanda geral para este tipo de roupa pode ser prevista meses antes com base nos padrões históricos de pedidos. As cores são outra questão, dependendo da moda. Assim, o fabricante produz o volume de vendas previsto de agasalhos antecipadamente, mas os cortes e montagens de todos eles em tecido branco que poderão ser tingidos segundo os pedidos, posteriormente.
Quais são os benefícios principais do postponement? "A redução de inventário".
Isto porque o postponement permite a você reduzir seu volume de inventário de produtos acabados, enquanto que fornecendo um alto nível de serviço. Ao invés de manter um grande estoque de um produto específico com diferentes rótulos e embalagem para uma grande variedade de clientes, o postponement permite a você manter um inventário menor em uma área de estocagem de produto semi elaborado em uma forma genérica logo antes da expedição. Isto reduz a obsolescência em um mercado em rápida transformação, e perda dos perecíveis.
Entretanto, ao retardar a montagem final, produzir a partir do pedido colocado, o lote normalmente menor vai provavelmente induzir a uma produtividade, unitária e localizada, maior.
Mas a estratégia de postponement não deve ser vista somente como uma forma para reduzir inventário, mas, também, adicionar flexibilidade operacional em sua operação.
Os produtos de rápida movimentação são fáceis de estocar e expedir rapidamente. Todavia, os itens de movimentação mais lenta não são tão previsíveis.
Para servir a seus clientes, uma indústria farmacêutica sempre manteve estoques de seus produtos de movimentação mais rápida já embalados e prontos para expedição. Mas, ao invés de rastrear um único SKU, a empresa controla centenas de SKUs do mesmo produto.
A solução: estocar o produto, como um SKU em uma forma genérica até a empresa receber um pedido.
Quem disse que a postergação poderia ser uma virtude?

                                    Características Operacionais:

- Estocagem de grandes quantidades de componentes genéricos e/ou idênticos de produto acabado.
- Extensa customização ou embalagem própria do produto para as necessidades específicas do cliente.
- Reunião em kits dos componentes incluindo materiais de embalagem que não são necessários até que o pedido do cliente tenha sido recebido.
- Pode incluir manufatura adaptável e/ou operações de valor agregado.
- Capacidade de customizar e expedir o produto mediante o sistema de puxar.


outubro/2001


Daniel Georges Jehlen Gasnier,
Consultor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.

imam@imam.com.br

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