SELECIONANDO PARCEIROS EXTERNOS

Todos ouvimos falar dos argumentos da terceirização, as empresas podem reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a flexibilidade. Também ouvimos falar nas estórias de horror de empresas que se aventuraram neste caminho com resultados menos do que positivos.
A terceirização apenas pode ser uma efetiva ferramenta estratégica se você selecionar um parceiro compatível. Escolher um parceiro pode ser uma tarefa longa e árdua. Você está prestes a passar parte do seu negócio para um completo estranho e é compreensível que você esteja um pouco apreensível, mas se fizer seu trabalho de casa, o risco pode ser bastante reduzido.
Existem várias dimensões chaves, além do custo, que devem ser examinadas, indiferente das atividades terceirizadas ou das empresas envolvidas. Uma visão geral disto é fornecida abaixo. Esta lista não pretende ser exaustiva. Contudo, deverá ser usada como estrutura para o desenvolvimento de seu próprio critério para avaliar os parceiros de terceirização.

CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA

Quão extensa é a gama de serviços que eles oferecem ?
Quão experientes eles são no fortalecimento ?

ESTABILIDADE

DESEMPENHO

ADMINISTRAÇÃO DA PARCERIA

Como a estrutura deles está projetada para atender sua conta ?
Quem seria o responsável por sua satisfação ?
Como eles fariam a interface ?
 A qualidade / processo da empresa é focalizado ? São certificados pela ISO ? Todos os processos operacionais seriam documentados e atualizados regularmente ? Seriam desenvolvidos programas customizados de qualidade e melhorias contínuas baseadas nas suas necessidades ?
Enfim, eles salientam a qualidade da sua equipe ou simplesmente focalizam índices /custos ?
E os riscos ? Eles estão dispostos a compartilhar com as recompensas ?

Na terceirização você está entrando numa relação de longo prazo. Ë importante que você realize uma completa avaliação, assegurando que as pessoas estejam envolvidas, não arrisque sua iniciativa de terceirização sem a convicção da necessidade de estar focado exclusivamente em seu negócio.
A ineficiência da cadeia de abastecimento pode comprometer até 25 % do custo de operação de uma empresa e os custos totais da cadeia de abastecimento representam a maioria da participação das despesas de operação, as vezes em até 75 % do orçamento para distribuição. Assim provedores de terceira parte oferecem soluções em toda cadeia logística : Armazenagem, pycking, transporte, atendimento ao cliente, administração do inventário e sistemas de informação. Possuem a habilidade para customizar serviços para atender as necessidades específicas, os benefícios de ganhos, incluem consolidação de recursos, redes de operação, eficiência, geração de novas idéias e soluções.

novembro/1999

Francisco Moreno,
Especialista em Logística
frmoreno@terra.com.br  

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .