WMS com Informação em Tempo Real

Introdução
Neste artigo veremos as possibilidades que a tecnologia da informação nos oferece através da integração de uma solução WMS (Warehouse Management System) ou Sistemas de Gerenciamento de Armazéns com um sistema de Radiofrequência que possibilita a informação em tempo real.
Será que vale a pena?
Poucas empresas no Brasil e no exterior avaliam adequadamente um investimento em tecnologia que integra soluções voltadas à Armazenagem. Isto se deve ao fato de que as empresas ainda estão adaptando-se à estas tecnologias.
Poucos profissionais possuem exeperiência suficiente para desenvolver um "business case", ou seja, uma análise de viabilidade técnica e econômica para a implementação de soluções de tecnologia de informação voltadas à armazenagem.
A conclusão que chegamos, normalmente, é que o investimento inicial é proibitivo na implementação deste tipo de solução, entretanto os custos operacionais são muito baixos. Será que esta análise está correta?
Claro que não!
Existem muitos outros fatores que devem ser envolvidos num estudo deste tipo, e um deles é sobre as possibilidades que surgem quando começamos a integrar estas soluções.
O que objetivamos através de uma solução WMS é o gerenciamento operacional de todas as atividades relacionadas com a armazenagem (inventário, recebimento de materiais, separação de pedidos, transferências de estoque, etc.).
Neste tipo de investimento, podemos encontrar benefícios relacionados à acuracidade de informações (quantidades e localizações), controle operacional, rastreabilidade do pedido, controle individual por SKU ("Stock Keeping Unit"), eliminação dos erros operacionais através de conferências por informações cruzadas, etc.

WMS integrado ao Sistema de Radiofrequência
O que esperar de um sistema de Radiofrequência (RF)?
Quando investimos em um sistema de comunicação via RF esperamos velocidade de informações que para alguns negócios é de fundamental relevância, mas muitos investem num sistema de RF pensando que o mesmo já faz parte da solução WMS.
Um WMS pode gerenciar as atividades de armazenagem sem estar integrado a um sistema de comunicação em tempo real, o que em muitos casos é o mais viável.
Porém, em muitas situações a integração do Sistema de Gerenciamento com o Sistema de Comunicação em tempo real promove benefícios que se justificam quantitativa e qualitativamente.
Durante as atividades operacionais de um armazém, inúmeras perdas crônicas (perdas pequenas mas contínuas) podem ser evitadas racionalizando a necessidade de pessoal operacional, equipamentos, etc, tais como:

Conclusão
Estes benefícios, que podem ser traduzidos em fatores quantitativos e qualitativos fazem com que determinadas empresas viabilizem a implementação de um sistema WMS integrado ao Sistema de RF.
Assim, se a sua empresa está avaliando tal possibilidade, esteja preparado para esta moderna integração das soluções.


junho/2001

Eduardo Banzato,
Gerente da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400 
  imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .