Ultraleves podem ajudar na logística de vários negócios
A construção de aviões ultraleves
teve início por volta de 1974 nos Estados Unidos, com o objetivo de manter em forma a
baixo custo, todos os pilotos que não estavam exercendo a atividade, devido o alto custo
de treinamento com horas de vôo.
Por causa dos baixos custos de investimento e da operação (manutenção, combustível,
movimentação e espaço para armazenagem), foi sendo difundido em todos os meios e muitos
viram a possibilidade de ser uma modalidade de esporte aéreo para lazer e outros
americanos viram a vantagem de ajudar para a realização de outros negócios, como:
No Brasil, com a regulamentação das
normas de segurança pelo Ministério da Aeronáutica, em julho de 1994, o ultraleve saiu
da clandestinidade e passou a ganhar mais espaço.
Hoje existem mais modelos no mercado, mas as características dos menores são as
seguintes:
Para completar a informação, existem
também ultraleves mais potentes, que são classificados pelo DAC (Departamento de
Aviação Civil), como "ultraleves avançados" ou de "aviões muito leves
experimentais". Estes são classificados assim, por ter o peso vazio mais próximo e
até o limite de 300 kg e peso máximo de decolagem igual ou inferior a 600 kg.
Abaixo algumas características do modelo Fascination, que se enquadra nesta categoria:
Em termos de custo, os ultraleves
menores equivalem ao preço de um veículo médio. Com tantas vantagens aparentes,
tornou-se também um instrumento a favor nas operações logísticas em vários países.
Como exemplo, podemos citar o caso das usinas açucareiras, que tem grande quantidade de
terras e equipes de corte de cana para serem fiscalizadas, monitoradas e assistidas
durante os meses de colheita. Utilizando o ultraleve como apoio estratégico, um mecânico
pode ser levado até um trator ou caminhão quebrado em pouco tempo, reduzindo assim as
horas paradas do veículo e equipe. Fora uma série de outras vantagens operacionais. Até
mesmo no rápido tratamento de um trabalhador picado por cobra.
Existe também um tipo de ultraleve chamado trick, que é uma asa-delta motorizada que vem
equipada com rodas e/ou flutuadores e assentos de fibra de vidro.
Além do ultraleve, existe também o girocóptero que foi inventado na Espanha e trazido
para o Brasil na década de 70.
Ambos podem dar um grande suporte logístico diferenciado e econômico a vários
negócios, realizando em pouco tempo, tarefas que levariam horas ou dias para serem
realizadas de outra maneira ou meio.
Os profissionais de logística tem que estar atentos a tudo que possa agregar valor ao
negócio de sua empresa.
fev/2001
Marcos Valle Verlangieri,
Diretor da Vitrine Serviços de Informações Ltda.,
empresa que criou e mantém o www.guiadelogistica.com.br
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