Estabelecer os Documentos necessários em cada fase
do projeto pode garantir a qualidade e os prazos

Um dos motivos pelos quais muitos empreendimentos não atingem os parâmetros de qualidade e prazo tem origem na maneira desordenada com que são desenvolvidos os projetos.
Inicialmente, para evitar o problema citado acima, deverão ser caracterizadas as Fases do Empreendimento:

Para empreendimentos com características relevantes em termos de porte, duração e complexidade é conveniente que os documentos sejam emitidos de acordo com as seguintes Fases do Projeto:

Devemos ressaltar que a emissão dos documentos tem forte interdependência em relação às Fases do Empreendimento. Assim:
A concepção é executada a partir do processo principal, sendo fundamental para o básico que, por sua vez, gera a especificação de materiais e os equipamentos que serão adquiridos.
O detalhado depende do básico e dos desenhos de fabricação dos equipamentos.
Na tabela abaixo indicamos alguns documentos que normalmente são necessários, lembrando que para cada caso constitui um conjunto único e específico.
A clara identificação de quais documentos devem ser executados em cada fase é fundamental para o bom andamento do empreendimento. Entretanto, se o projeto for executado por terceiros, tanto a contratação como a sua execução ficam praticamente inviáveis se tais providências de controle não forem tomadas.
Destacamos a importância do Gerenciamento como meio para viabilizar as metas definidas para um empreendimento, e sempre somos obrigados a ressaltar a necessidade da utilização de uma metodologia adequada. No caso do desenvolvimento do projeto, esta lógica se torna imperativa, pois a documentação gerada será a base para toda a implementação e, sendo executada da maneira correta, as possibilidades de atingirmos os objetivos fixados são sensivelmente maiores.

DISCIPLINAS CONCEPÇÃO BÁSICO DETALHADO
Processo Descrição do Sistema, Fluxograma de
Processo, Block Layout e Rota de Movimentação.
Fluxograma de Engenharia, Lista de Equipamentos e Instrumentos. Guia de Operação e Procedimentos para Comissionamento.
Civil e
Arquitetura
Relatório Topográfico, Memorial Descritivo, Planta, Corte, Fachada e Urbanismo. Cálculo, Fundações e Estruturas, Especificação Técnica e Planilha de Quantidades. Desenhos Detalhados, Forma e Armação, Critérios de Medição.
Estruturas Memória de Cálculo. Desenhos de Conjunto, Especificação Técnica e Lista de Materiais. Desenho detalhado, Especificação de Montagem e de Testes.
Equipamentos de
Processo
Descrição dos Equipamentos e Desenhos de Conjunto. Especificação Técnica e Memorial de Cálculo. Especificação de Montagem e Instruções para Testes.
Tubulação                  - Especificação e Lista de Materiais. Planta e Isométricos, Suportes e Instruções para Testes.
Elétrica Descrição e Cálculo do Sistema, Diagrama Unifilar. Lista de Cargas, Arranjo, Especificação Técnica de Materiais e Equipamentos. Desenhos Detalhados, Lista de Cabos e Materiais, Interligação de Cabos e Instruções para Testes.
Instrumentação e
Controle
Descrição do Sistema. Lista, Cálculo e Especificação de Instrumentos, Diagrama de Malha. Lista de Materiais, Detalhes de Instalação e Instruções para Testes.
Geral Instruções para Testes de Montagem por Sistema e Comissionamento.



Antonio Carlos da Silva Rezende,
Instrutor do IMAM para o curso Gerenciamento na Implementação
de Empreendimentos - Uma Visão Prática.
Tel. (0--11) 5575 1400
        imam@imam.com.br 

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .