Você está gerenciando bem seus projetos de logística?

O sucesso dos projetos de logística se dá, atualmente, por dois grandes motivos: uma adequada concepção e um adequado gerenciamento do projeto em todas as suas etapas, desde a iniciação, passando pelo planejamento, execução e controle, até seu efetivo encerramento, onde a solução encontrada entra na rotina de um processo de classe mundial.
O mercado nos mostra, atualmente, que, muitas vezes, uma boa idéia e até mesmo uma concepção que poderia ser genial, se fosse implementada, fracassa em função de um inadequado processo de gestão do projeto.
Portanto, no processo de gerenciamento de um projeto, quem está à frente do mesmo, normalmente o gerente do projeto (interno ou de uma consultoria contratada), deve considerar na sua metodologia a gestão de nove áreas de competência:

1. Integração
Visa assegurar a harmonia e a coordenação entre os diversos elementos do projeto, através do desenvolvimento de políticas consistentes, decisões de qualidade, metodologias e ferramentas.

2. Escopo
É o gerenciamento do escopo que define as atividades necessárias e suficientes para que o projeto seja concluído com sucesso, estabelecendo objetivamente o que está e o que não está incluso.

3. Tempo
Visa assegurar a pontualidade na conclusão do projeto, através da utilização de técnicas e ferramentas disponíveis atualmente no mercado.

4. Custo
Envolve todos os processos necessários para assegurar que o projeto seja concluído dentro do orçamento aprovado.

5. Qualidade
Inclui todos os processos para monitorar e assegurar a satisfação das necessidades de todos aqueles envolvidos com o projeto ("stakeholders").

6. Recursos Humanos
Inclui o gerenciamento de todas as pessoas envolvidas no projeto, através da estruturação de uma equipe, definindo hierarquia, responsabilidades e competências requeridas.

7. Comunicação
Envolve a coleta de informações, processamento e geração de novas informações, assegurando sua correta distribuição, bem como seu adequado arquivamento para posterior utilização.

8. Riscos
Onde se procura identificar constantemente as ameaças e oportunidades que envolvem o empreendimento, avaliando a probabilidade e o impacto de cada risco identificado.

9. Suprimentos
Envolve todo o gerenciamento do processo de aquisição do projeto, desde a adequada identificação e desenvolvimento de fornecedores, até o efetivo abastecimento do projeto. Assim sendo, a correta aplicação do gerenciamento de projetos, desde que todos os envolvidos estejam totalmente comprometidos com o projeto, assegura o sucesso do mesmo.



Daniel Georges Jehlen Gasnier,
Consultor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400  
imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .