Logística na prática: O time de trabalho e o treinamento no armazém

O adequado entendimento das funções logísticas que um armazém deve possuir para atender adequadamente às necessidades da cadeia de abastecimento é o primeiro passo para se determinar as características e o perfil de seus profissionais, bem como as reais necessidades de treinamento.
Desta forma, cada armazém deve possuir um procedimento de análise de perfil profissional que evolui desde a seleção de um candidato, passando pelo seu acompanhamento, até o seu desenvolvimento profissional através de treinamento adequado.

COMPETÊNCIA DEFINIÇÃO O QUE ABRANGE 
Preparar descrição de função Desenvolver uma compreensiva descrição de função a partir dos resultados da análise das habilidades e tarefas em equipes ou individualmente. 1. Relacionar com precisão as necessidades em relação à função da equipe.
2. Incluir necessidades não visíveis, como adaptabilidade a uma mudança no ambiente de trabalho.
3. Relacionar com precisão as exigências técnicas, como consertar os equipamentos.
Realizar entrevistas de seleção Entrevistar candidatos e selecionar o mais adequado para a função. 1. Desenvolver técnicas de entrevistas.
2. Encorajar a pessoa a falar.
3. Ouvir o que o candidato fala.
4. Usar tom e estilo apropriados.
5. Dar retorno construtivo.

6. Identificar condições de igual oportunidade.
Realizar aconselhamento pela queda de desempenho Entrevistar, identificar, aconselhar e retificar queda de desempenho no trabalho. 1. Usar a flexibilidade nos métodos.
2. Explorar os assuntos.
3. Ouvir e ser ouvido.
4. Administrar emoções.
5. Formar soluções.
Identificar necessidades de treinamento Organizar e assumir habilidades/tarefas. Analisar para determinar deficiência de competência. 1. Levantar as necessidades de treinamento.
2. Identificar habilidades mantidas pelos funcionários em relação às tarefas que precisam ser executadas.
3. Identificar habilidades mantidas para operar máquinas ou equipamentos em relação à equipe.
4. Identificar os funcionários que não possuem as competências para executar as tarefas da equipe.
Elaborar programas de treinamento Identificar, analisar e avaliar o que deve ser incluído nas necessidades de treinamento. 1. Desenvolver treinamento com resultados de aprendizagem reconhecidos.
2. Comparar os resultados de aprendizagem com a organização ou estabelecimento similar.
3. Elaborar o treinamento incluindo aulas práticas e teóricas.
Oferecer treinamento Desenvolver indivíduos e grupos através de processos de aprendizagem estruturados para alcançar a competência. 1. Oferecer treinamento para se adequar às necessidades dos multiplicadores.
2. Usar uma linguagem que seja receptiva para os multiplicadores imparcialmente, prestando atenção para que seja um verdadeiro multiplicador.


Edson Carillo Júnior,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400
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