Logística eletrônica - a qualidade e velocidade da
informação promovem inúmeras oportunidades

Com o crescimento potencial do comércio eletrônico, a logística, que já tinha seu lugar de destaque nas organizações, ganhou nova força à medida que percebe-se que o segredo deste novo canal de vendas e distribuição é o adequado gerenciamento não só do fluxo de informações, no que muitas empresas são especialistas, mas, também, do fluxo físico (produtos) e do fluxo financeiro. Neste contexto, a logística tem papel fundamental e, em função da velocidade dos acontecimentos, terá uma importância cada vez maior.
Projetos de logística nas empresas são cada vez mais constantes, envolvendo e-commerce, tais como:

Estes projetos são cada vez mais frequentes em função da intensa mudança no cenário interno e externo, provocada por agentes como: clientes, através da solicitação de um produto ou serviço mais customizado; fornecedores, através do lançamento de um produto ou serviço; colaboradores internos; acionistas; comunidade, ou seja, por todos que podem afetar, de alguma forma, a Cadeia de Abastecimento.
Estas mudanças que são encaradas como ameaças, por algumas pessoas, são consideradas como oportunidades, para outras.
Pode-se citar algumas questões que devem ser consideradas para caracterizar um ambiente de oportunidades. Por exemplo:

Enfim, estas e outras inúmeras questões podem ser levantadas e exploradas como oportunidades, mostrando para muitas organizações os caminhos que as mesmas podem percorrer no sentido de estarem presentes e atuantes neste novo mundo que surge a cada dia.


Eduardo Banzato,
Gerente da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400     imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .