A Logística para os
Pequenos
O
crescimento da logística no Brasil esta intimamente ligado a competitividade causada pela
globalização e continua busca pela redução de custos através da otimização de
processos. No caso específico de pequenas empresas, estas são fornecedoras e compradoras
de inúmeras Cias entre elas grandes corporações e, por conta de fatos como a
concorrência, perpetuação do negócio e desenvolvimento de mercado, se vêem obrigadas
a dar atenção aos conceitos logísticos. Pequenas empresas, preocupadas com a
produção, muitas vezes não avaliam de forma correta o custo total da sua logística ou
seja da aquisição / produção / armazenagem e distribuição dos seus produtos,
permitindo que empresas do mesmo porte e segmento, mais atentas as necessidades de mercado
e aos conceitos logísticos coloquem os produtos no mercado com menor custo interno e
externo no que diz respeito aos canais de distribuição em função da localização dos
seus principais mercados.
A importância da logística hoje para o Brasil é fundamental para a continuidade do
desenvolvimento, inúmeras empresas estão se instalando fora da região Sul e Sudeste e,
em um país com território extenso passa a ser estratégico o abastecimento do mercado
consumidor e o reabastecimento ( aquisição da matéria-prima ) da unidade fabril. É
estratégico porque a política comercial de uma empresa, após definir o mercado de
atuação, definirá também se irá possuir centros de armazenagem e distribuição
próprios em outras cidades, ou armazenagem e distribuição a partir da fábrica, ou
parceria com operador logístico, ou ainda uma operação de armazenagem e distribuição
mista, indústria mais operador ou CD próprio mais operador. Qualquer que seja a opção,
ela carece de um estudo apurado até porque é sabido que a distribuição é o item que
mais contribui para o custo final do produto.
A visão que os empresários tem hoje a respeito da competitividade, demonstra a
evolução da logística no país. Observamos também que a procura por mais informações
através da literatura, sites, pós-graduação, MBA, cursos de educação continuada,
eventos ligados a logística, são bem mais freqüentes que a quatro anos atrás. Existem
ainda outros fatores que servem como indicativo de crescimento e um bom exemplo é o
investimento dos governos em estradas, melhoria e privatização dos portos, construção
de novos terminais aeroportuários, implementação de outros projetos para a rede fluvial
, privatização das ferrovias. Embora sejam situações já exploradas, e focadas em
infra estrutura, é inegável que fazer logística sem estas melhorias, mesmo que
tímidas, dificultaria a logística.
Em 1994 quando a logística era vista ainda por multinacionais e poucos brasileiros como
cenário irreversível, algumas empresas e pessoas passaram a difundi-la com maior
intensidade. Fazer entender que a logística não era passageira, e como disse
anteriormente trata-se da continuação dos negócios, focados no cliente e no cliente do
cliente. Portanto é uma cadeia que exige conhecimentos de todos, haja visto que
atualmente diversas indústrias estão voltadas única e exclusivamente para produção,
deixando setores como compras, armazenagem, transportes, emissão de documentos,
distribuição, enfim quase tudo aquilo que não agregava ou não era o foco do negócio,
para especialistas e isso gerou economia para as empresas, melhor nível de atendimento e
prazos menores para entrega .
Como resultado, a logística no Brasil e no mundo tende a aplicar, sempre, novas
tecnologias e novos conceitos em busca da otimização de processos. Particularmente a
logística tem crescido com grande intensidade no setor de serviços e, sem sombra de
dúvida o incremento do e-commerce e B2B são âncoras e puxam outros setores que orbitam
ao redor deste segmento.
O fato é que sempre alguém é fornecedor e este por sua vez e cliente. Observe os
fornecedores de peças para montadoras automobilísticas ou indústria aeronáutica ou
telecomunicações, envolvem grandes projetos logísticos no entanto estas indústrias que
já terceirizaram parte de suas necessidades de materiais e serviços, sabem que estes
terceirizados quarteirizaram parte destas atividades, mantendo a qualidade e cronograma.
Na verdade manter a qualidade e a transparência de atitudes voltadas para novas
tecnologias, os pequenos, ganham de forma continua e uniforme.
Acho interessante salientar que as dificuldades das pequenas indústrias, seja de que
segmento for, esta na possibilidade de formar associações para que juntas tenham o custo
logístico atenuado e sua competitividade aumentada em relação aos que não participam
deste evento. Hoje as exigências de mercado são muito maiores que em anos anteriores e
seguramente serão nos próximos. E é interessante porque pouco se fala da logística
reversa ou da logística de meio ambiente e, quando elas se integrarem no cotidiano de
empresas que já desenvolvem projetos na área, será um novo nível de exigência para
aquelas que não visualizam, neste momento, esta possibilidade no futuro próximo.
Na indústria de transportes, onde a logística desenvolve parte de sua estratégia,
empresas prestadoras deste serviço precisam entender o mercado e suas exigências,
agregar controles e serviços específicos a indústria de transportes, adquirir
excelência na prestação de serviços candidatando-se a parceiros de operadores
logísticos ou a parceiros de grandes empresas de transportes.
Anteriormente falamos em especialistas e esta palavra define tudo. Vou fazer o que faço
de melhor, deixando as outras atribuições para outros melhor preparados ( especialistas
).
agosto/2000
Francisco
Moreno,
Especialista em Logística
frmoreno@terra.com.br
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