As Informações na Logística
                                                                                                             

A logística pode ser amplamente definida como a "ciência de lidar com suprimentos, manutenção e transporte dos materiais entre as instalações da cadeia de abastecimento". Utilizando esta definição como ponto de referência, é inquestionável a ligação entre o gerenciamento de materiais e a logística. Se você lida com materiais, a logística o afeta.
Se você tem alguma dúvida, faça as seguintes perguntas:

Em todas estas respostas há um componente da logística.
As empresas dependem de informações precisas e cada vez "on-line" com o fluxo de materiais. Não basta apenas reduzir o lead time de fabricação, se o material fica parado nas docas de recebimento ou expedição. O grande potencial de redução do lead time total é a troca de informações e de materiais entre empresas.
A melhor arma à disposição da gerência é as informações confiáveis sobre o local exato dos materiais. Ninguém nas empresas pode realizar bem o seu trabalho se as informações sobre a movimentação de materiais não se encontrarem disponíveis no momento exato e com precisão.
Aí é onde as tecnologias da informação entram em cena. EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados), ECR (Resposta Eficiente (Rápida) ao Cliente) e outras técnicas ajudam você a pedir, programar, movimentar, estocar e acompanhar mais eficaz e efetivamente.
Fornecer melhor feedback sobre quais produtos estão sendo vendidos e quando é apenas um dos benefícios, pois o EDI pode resultar em lead times menores e programações de entrega mais previsíveis.
Pela eliminação da papelada e erros associados à entrada manual dos dados, o EDI também ajuda a assegurar que os embarques sejam mais acurados.
Esta acuracidade significa menos devolução, menos custos e maior nível de serviço ao cliente.
E o custo é somente um dos motivos pelos quais você deve incorporar a logística aos processos vitais de sua empresa.

Reinaldo A. Moura,
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo
Tel. (0--11) 5575 1400   imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .