Quando automatizar a estocagem?

Infelizmente, não há regra ou guia infalível que mostre exatamente quando mecanizar ou automatizar cada função da armazenagem. Cada caso individual solicitará uma detalhada possibilidade de estudo e uma subsequente análise econômica de engenharia, antes de uma decisão poder ser tomada. E, muito provavelmente, isto será feito para cada função da armazenagem. Existem vários pontos a favor da automação: algumas das vantagens são relevantes para justificar o custo do que, inevitavelmente, será um investimento considerável, outras menos. Por exemplo, como você mede o efeito de um melhor serviço ao cliente? A seguir estão os principais argumentos da automação:

-
Demanda para melhorar o serviço aos clientes - em muitas instalações de estocagem automática, o primeiro objetivo é fornecer serviços aos clientes de forma mais rápida e segura. Em outras situações, torna-se um prêmio, após outra vantagem básica ter sido alcançada. A habilidade de fornecer serviços mais rápidos aos clientes pode tornar-se um ciclo vicioso. Se um fornecedor é agressivo, através da automação ele poderá oferecer serviços rapidamente e os concorrentes perderão. Melhores serviços aos clientes e diminuição do custo de movimentação são possíveis, frequentemente, com o uso de modernos equipamentos de estocagem automática.

- Níveis reduzidos de capital investido no estoque, pela confiante capacidade de manter níveis mínimos de estoque, graças ao controle em tempo real.

- Melhor utilização do espaço - transelevadores permitem um alto empilhamento de paletes, tornando máximo o uso da área do piso. Isto significará melhor uso do terreno.

- Necessidades reduzidas de energia - armazéns automatizados autoportantes exigem mínima climatização e iluminação.

- Risco reduzido de danos aos produtos, equipamento e custos inferiores de depreciação sobre equipamento automatizado.

- Maior responsabilidade pelas mudanças na demanda, através do controle por computador, resultando em melhor serviço ao cliente.

Outro benefício que a automação oferece é o amortecimento entre o funcionamento uniforme da empresa e o impacto da falta de habilidades e mão-de-obra. Ao mesmo tempo, o ambiente mais limpo e mais eficiente, associado a um alto nível de automação, tende a ser mais agradável e de qualidade superior.

E o contra?
Contra tudo isso deve ser pesada a questão da inflexibilidade: ao projetar um sistema automatizado, você deve acertar da primeira vez. Se houver problema de capacidade no futuro, você não será capaz de solucioná-lo realocando pessoas. Assim, o sistema deve ser projetado com tolerâncias suficientes para garantir que esta corresponda ao aumento da demanda. Se errar, será uma tentativa cara. Se acertar, deverá ser um benefício e uma benção.

Condições que favorecem a automação:


Eduardo Banzato,
Gerente da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo.
Tel. (0--11) 5575 1400
     imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .