Logística Total

Como um fator de sucesso, sem levar em consideração o tamanho e as metas de uma empresa, a logística está assumindo, cada vez mais, uma posição de destaque no pensamento e na ação estratégica.
No 2º Salão da Logística, que o IMAM realizou em agosto/99, em São Paulo, diversas empresas expositoras apresentaram suas soluções logísticas.
Transferir as atividades logísticas para empresas prestadoras de serviços torna-se uma vantagem competitiva crucial. É uma clara tendência que consolidou-se.
O potencial que a terceirização possui torna-se aparente quando o compartilhamento deste contingente de custos é comparado com os custos globais.
Segundo uma recente pesquisa realizada pela Universidade Técnica de Berlim, os custos logísticos da indústria são da ordem de 11%, enquanto que, no comércio, chegam a mais de 22%.
Um serviço total é exigido na logística, pois aqueles que só oferecem o transporte estão ficando de fora do mercado. Diversas atividades, variando desde as funções de estocagem, gerenciamento do estoque, distribuição externa, etc., estão fazendo parte das empresas de logística.
Todas as questões que foram mencionadas aqui demonstram que o mercado de serviços logísticos está no ponto de entrar em um futuro novo. Isto significa focalizar as necessidades individuais dos clientes com uma variedade de serviços logísticos definidos diferentemente, através dos quais as entregas são feitas dentro de 24 horas ou até mesmo em determinados intervalos de horários.
Em outras palavras, o termo terceirização é mais do que somente uma frase vazia. É um processo altamente complexo de maestria, uma confirmação da competência de cada empresa de serviços logísticos.
Nesta década, a logística efetuou mudanças de grande alcance e melhorias na indústria e na economia. Sua área de influência e seu volume cresceram continuamente e tornaram-se um fator de eficiência.
A otimização de múltiplos setores das empresas conduz a uma variedade crescente de tarefas para a logística. Ela é responsável pelo fluxo geral dos materiais e das informações dentro e fora da empresa, entre fornecedores e clientes.

Reinaldo A. Moura
Diretor da IMAM Consultoria Ltda., de São Paulo
Tel. (0--11) 5575 1400       imam@imam.com.br

Esta página é parte integrante do www.guiadelogistica.com.br .